
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou duas captações de múltiplos órgãos e tecidos, além de quatro transplantes renais, em um período de apenas cinco dias. O hospital foi o único da rede estadual a realizar esse tipo de procedimento.
A coordenadora do Serviço de Transplante Renal do HGV, Celina Castelo Branco, ressalta que o hospital conta com a presença de uma equipe especializada multiprofissional para conduzir os serviços de apoio terapêutico pré, intra e pós-transplante renal.
De acordo com a A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, esses procedimentos são muito importantes para pacientes com doença renal crônica, enfatizando que o transplante renal oferece esperança e a possibilidade de uma melhor qualidade de vida para essas pessoas.
As ações foram coordenadas pela Central de Transplantes do Estado, Organização de Procura de Órgão e Tecidos (OPO), Banco de Tecidos Oculares (BTOC) do HGV e Centro Cirúrgico. O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, expressou gratidão às famílias dos doadores e elogiou a equipe do HGV pela preparação para realizar esses procedimentos.
"Só temos a agradecer o gesto dessas famílias, que deram uma nova chance de vida para outras pessoas e ao HGV pela equipe preparada para realizar esses procedimentos. Estamos trabalhando para ampliar a nossa capacidade de realizar transplantes e salvar ainda mais vidas", disse o superintendente.