
O Governo Federal anunciou investimento de R$ 197 milhões ao Piauí para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Novo PAC Seleções. O estado vai ganhar 759 novas obras, veículos e equipamentos para a área da saúde.
Serão construídas 24 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e entregues 32 unidades odontológicas móveis, 348 combos de equipamentos para estruturar as UBS e 266 kits para teleconsultas. Além disso, o estado também receberá 84 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Com os recursos da segunda edição do PAC Seleções o programa Agora Tem Especialistas viabilizará a ampliação da capacidade de atendimento na rede pública de saúde com a construção de mais 46 policlínicas em 45 municípios localizados em regiões com vazios assistenciais. No Piauí, a policlínica será construída na capital Teresina.
Também está prevista a construção de quatro novas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no Piauí, com o objetivo de cuidar da saúde mental das pessoas, incluindo aquelas que enfrentam desafios relacionados às necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.
Em todo país, serão investidos R$ 6 bilhões para fortalecer o SUS através do novo PAC Saúde, que visa contribuir para a estruturação da rede pública de saúde, ampliando a capacidade de atendimento do SUS em todo o Brasil.
Com o novo investimento, 95% dos municípios brasileiros (5.290) ganharão 800 novas UBSs; 7 mil salas de teleconsulta em UBS; 10 mil UBSs equipadas, além de 400 unidades odontológicas móveis (UOMs). A população também contará com mais 46 policlínicas, 130 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e 1.533 novas ambulâncias do SAMU para atendimentos de urgência e emergência.
Fonte: Ministério da Saúde