VACINA

Governador Wellington Dias discute metas para saúde com membros do CONASEMS

A meta é chegar em dezembro com 80% da população vacinada com pelo menos a primeira dose.


Wellington Dias em reunião como o CONASEMS e COSEMS-PI

Wellington Dias em reunião como o CONASEMS e COSEMS-PI Foto: Divulgação

O governador Wellington Dias se reuniu na tarde de quarta-feira (13), com representante nacional do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde – CONASEMS, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS-PI) e secretário de saúde com o propósito de estabelecer metas na saúde no Estado, como o incentivo para bater metas de vacinação contra a COVID-19 e cofinanciamento dos estados e municípios para a redução de mortalidade infantil e de gestantes.

Na reunião, foi discutido o incentivo financeiro para a vacinação com o compromisso por parte do Estado para estender esse incentivo até o mês de dezembro, para alcançar a meta de 80% da população com pelo menos a primeira dose. “Nós pactuamos nessa reunião solução para problemas importantes. De um lado, a área da vacina. o Estado vai manter a prorrogação do incentivo para que a gente consiga até o mês de dezembro atingir a meta de 80% da população com pelo menos a primeira dose e trabalhar dentro do regramento a segunda dose e a dose de reforço”, conta o governador.

De acordo com Wellington, cerca de 70 municípios piauienses estão abaixo da meta do próprio Estado, necessitando um olhar especial para esses municípios. “Cerca de 70 municípios estão abaixo da média do próprio Estado, então há a necessidade de acelerar a vacinação. E inclusive, com a possibilidade de premiação para cidades que estão acima da média nacional”, explica.

O diretor financeiro do CONASEMS, Hisham Mohamad, conta sobre o compromisso do Estado nos temas debatidos durante a reunião. “Durante essa reunião foi pleiteado o incentivo para a vacinação. Tem um compromisso aqui do governador para estender a pedido do COSEMS até o mês de dezembro, além da contrapartida estadual na redução da mortalidade materno-infantil, então aportar recursos para os municípios para essa situação”, destaca Hisham.

Para a presidente do COSEMS-PI e secretária de saúde de Oeiras, Auridene Moreira, o incentivo estadual é de extrema importância para o avanço da vacinação em municípios que estão abaixo das metas. “Entendemos que é uma forma de incentivar os municípios para que cada vez mais tenhamos condição não apenas de operacionalizar a vacina dentro dos municípios, mas ainda uma forma de incentivar para que esse registro seja feito na base de dados para que chegue a nível nacional. Então essa pactuação foi feita agora para que haja uma prorrogação até o mês de dezembro, onde devemos pactuar metas onde os municípios terão que atingir algumas metas para que tenhamos condições para fazermos uma continuidade desse repasse durante esses três meses”, declarou.

Outro ponto discutido durante a reunião é o cofinanciamento do Estado no objetivo de instalar políticas que visam a diminuição da mortalidade infantil e de gestantes. “Aqui estamos acertando a partir de um grupo de trabalho o objetivo do cofinanciamento de sustentar uma política para redução de mortalidade infantil e de gestantes e com isso alcançar melhores resultados salvando vidas”, destacou o governador Wellington Dias.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: