Saúde

HUMANIZADO

Gestantes de baixo risco recebem atendimento humanizado na Maternidade Evangelina Rosa

Com estrutura diferenciada, o Centro de Parto Normal da nova maternidade fortalece parto humanizado no Piauí

Sábado - 27/09/2025 às 12:18



Foto: ASCOM NMDER Centro de Parto Normal
Centro de Parto Normal

O Centro de Parto Normal (CPN) da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), localizada na zona Leste de Teresina, oferece atendimento humanizado a gestantes de baixo risco. Diferentemente da maternidade convencional, o centro realiza avaliações específicas para essas mães, incluindo a chamada consulta de vinculação.

Segundo a enfermeira obstetra Luana das Anjos, a consulta de vinculação é fundamental para identificar se a gestante se enquadra nos critérios para realizar o parto no centro.

“Nessa consulta, a gente faz a estratificação de risco, avaliando exames, cartão de pré-natal, pressão arterial, glicemia e o histórico das consultas. É o momento de confirmar se a gestante realmente se enquadra como baixo risco para poder ter acesso ao CPN”, explica a enfermeira.

Durante a consulta, o centro também oferece orientações sobre os sinais do parto e possíveis intercorrências, além de permitir que as gestantes elaborem o plano de parto. No documento, a mulher registra suas preferências durante o processo, como posições, métodos de alívio da dor, presença de acompanhante e ambiente desejado. O centro ainda possibilita que as gestantes conheçam o espaço onde ocorrerá o nascimento do bebê.

Centro de Parto Normal 

“As pacientes podem visitar o setor e conhecer de perto como será o grande dia. Elas têm acesso aos quartos, à banheira, à bola, à banqueta e a todo o espaço disponível. Essa experiência contribui para a construção do plano de parto, já que a gestante consegue imaginar como poderá se posicionar e quais recursos utilizar durante o trabalho de parto”, concluiu Luana das Anjos.

Ana Paula Loiola 

Para Ana Paula Loiola, grávida de 36 semanas, que realizou a consulta após conhecer o CPN pelas redes sociais, visitar o local pessoalmente trouxe mais segurança.

"Chegando aqui, fui muito bem recebida. Avaliaram meus exames, mediram minha pressão e tiraram todas as minhas dúvidas. Me senti segura, amparada, e vou conseguir ter meu esposo ou minha mãe comigo no parto. Foi além do que eu esperava[...] A equipe é maravilhosa, a estrutura perfeita, não deixa nada a desejar. Agora estou mais segura e confiante, só esperando a hora de receber o Pietro Dominique”, afirmou Ana Paula.

Se a gestante for de baixo risco e estiver com 34 semanas de gestação, para ter acesso ao CPN ela deve solicitar o encaminhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) onde realiza o pré-natal. Após receber o encaminhamento, a gestante deve entrar em contato com o Regula Piauí pelo telefone (86) 2222-7150 para validar a consulta.

Para as gestantes que vivem no interior do Piauí, o agendamento é feito diretamente na Secretaria de Saúde do município de origem. Após a realização do agendamento, as gestantes serão encaminhadas para a consulta de vinculação.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: