
Sucatas e borracharias estão no grupo dos denominados Pontos Estratégicos (PE), que recebem atenção especial da Zoonoses. “Estão enquadrados como PE todos as áreas em situação de risco, como hortas comunitárias, cemitérios e até imóveis abandonados, desde que concedido acesso aos agentes de endemias”, explica a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra. Atualmente, Teresina tem mais de 1.200 pontos considerados estratégicos pela FMS em diversas zonas da cidade.
Os agentes de endemias realizam visitas a cada 15 dias aos PE, monitorando eventuais acúmulos de água e postura dos ovos do Aedes aegypti. “Lá, os agentes fazem uso de larvicida e também do UBV, que é uma máquina pulverizadora de inseticida”, conta Oriana. “Além disso, fazemos um trabalho educativo com os proprietários, com orientações e esclarecimento de dúvidas”, complementa.
A população pode colaborar informando a Gerência de Zoonoses sobre imóveis abandonados, terrenos baldios e outras áreas com potencial risco de desenvolver criadouros do Aedes aegypti. Basta telefonar para a Gerência de Zoonoses da FMS pelos telefones 3215-9143, 3215-9149 e 3215-7789. Oriana lembra que, no caso dos imóveis abandonados, deve ser obtida a permissão do proprietário ou da imobiliária responsável para que os agentes entrem e fiscalizem o local.
Dengue
A dengue é uma doença que pode ser combatida com pequenas mudanças de atitude em nosso dia a dia. “Como o único vetor de transmissão da doença é o mosquito, que se reproduz em água parada, a forma mais eficiente de prevenção é evitar o acúmulo desta água”, orienta Oriana. Estar atento a calhas, ralos e vasos de plantas, além de evitar o acúmulo de lixo em quintais e jardins, são algumas das ações simples que podem ser adotadas dentro de nossas casas.
Fonte: Ascom - FMS