
A amora é uma fruta que traz vários benefícios para a saúde, como proteção contra o envelhecimento precoce e doenças crônicas. Além da fruta, suas folhas também são benéficas e ajudam no bom funcionamento do corpo, especialmente na saúde da mulher.
Segundo a médica nutróloga Marcella Garcez, as folhas de amora são ricas em compostos bioativos como:
- Flavonoides (antioxidantes, como quercetina e kaempferol)
- Ácidos fenólicos (anti-inflamatórios)
- Taninos (ajuda na digestão)
- Alcaloides (metabólicos e neuroprotetores)
- Fitoestrógenos (similares ao estrogênio)
- Vitaminas C, B1, B2 e minerais como cálcio, magnésio, potássio e ferro.
Garcez explica que as folhas de amora ajudam a controlar o açúcar no sangue, melhorando a sensibilidade à insulina e reduzindo a absorção de carboidratos. Elas também ajudam a regular a pressão arterial e têm efeito vasodilatador, beneficiando a saúde cardiovascular.
Além disso, por serem antioxidantes e anti-inflamatórias, as folhas de amora podem prevenir o envelhecimento celular. Elas também são boas para o fortalecimento ósseo, pois têm cálcio e magnésio, ajudando a prevenir a osteoporose, além de apoiar o sistema imunológico.
Benefícios para a saúde da mulher
A nutricionista Debora Strose Villaça destaca que o chá das folhas de amora pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, como ondas de calor, melhorando também o sono, a qualidade de vida e a saúde mental. Além disso, pode ajudar a melhorar a libido. Os fitoestrógenos presentes nas folhas ajudam a equilibrar os hormônios femininos, melhorando o desejo sexual e a disposição. Também auxiliam na circulação sanguínea, o que contribui para a lubrificação vaginal e o bem-estar emocional.
Como consumir as folhas de amora?
A forma mais comum de consumir as folhas de amora é preparando um chá. Para fazer, basta colocar as folhas em água fervente por cerca de 5 minutos, depois desligar o fogo e deixar descansar por 10 minutos. Após coar, o chá pode ser armazenado na geladeira até o consumo. Também é possível encontrar as folhas em forma de extrato ou cápsulas em lojas de produtos naturais.
Contraindicações
Gestantes e lactantes não devem consumir as folhas de amora devido ao efeito hormonal. Além disso, pessoas com hipoglicemia ou que fazem uso de medicamentos para diabetes ou pressão arterial devem evitar, pois as folhas podem reduzir ainda mais os níveis de açúcar no sangue ou potencializar os efeitos dos medicamentos.
Por fim, embora as folhas de amora sejam aliadas naturais para a saúde, especialmente para mulheres na menopausa, é importante consumi-las com moderação e orientação médica, pois o excesso pode causar diarreia, desconforto gástrico e interferir na absorção de alguns nutrientes.
Fonte: Brasil247