ALERTA

Dezembro Vermelho alerta para aumento de casos de Aids em jovens no Piauí

Um mês dedicado à mobilização e combate ao HIV, à Aids e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)


1º de Dezembro é o Dia Mundial de combate à AIDS

1º de Dezembro é o Dia Mundial de combate à AIDS Foto:

Entre 2015 e 2023, o Piauí registrou 3.279 casos de Aids em adultos, sendo 49% desses casos em pessoas com idade entre 20 e 34 anos, com uma predominância de 74% de homens. No Dia Mundial de Luta contra a Aids, que ocorre nesta sexta-feira (1º), a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) lança a programação do Dezembro Vermelho, um mês dedicado à mobilização e combate ao HIV, à Aids e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A campanha deste ano tem como foco o público jovem, em vista do aumento significativo de casos registrados nessa faixa etária. Karina Amorim, coordenadora de ISTs da Sesapi, destaca a importância do diálogo sobre o assunto. 

"É necessário discutir junto à sociedade a situação do HIV/Aids e divulgar informações de prevenção, diagnóstico e tratamento".

A campanha

O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, promove uma mobilização nacional em prol da conscientização sobre o vírus HIV, a Aids e outras ISTs, visando à prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas afetadas pelo HIV. Durante todo o mês, haverá uma intensificação na divulgação de informações sobre o HIV/Aids, bem como a realização de testes rápidos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todos os municípios.

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: