Congresso de Atenção Domiciliar tem início na quinta-feira (25)


Saúde Pública

Saúde Pública Foto: www.portalodia.com

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, entre os dias 25 e 27 de agosto, no auditório da Associação dos Municípios Piauienses (APPM), o Congresso Norte e Nordeste de Atenção Domiciliar que visa divulgar e ampliar a implantação do Programa Melhor em Casa.

O Melhor em Casa é um programa do Governo Federal indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o tratamento.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, a atenção domiciliar objetiva, assim, proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da família, evitando hospitalizações e diminuindo o risco de infecções. “Atualmente, contamos com 12 municípios habilitados pelo Ministério da Saúde. Com esse congresso, queremos melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento em casa e perto da família”, disse Costa.

O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

Para a coordenadora estadual da Atenção Domicilar, Elanny Brandão, “o congresso é também uma oportunidade para troca de experiências já que profissionais de outros estados já confirmaram presença e vão falar sobre a consolidação e vivência por meio desse programa”, relatou Elanny.

O Melhor em Casa representa um avanço para a gestão do sistema público de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais.

Fonte: Redação

Próxima notícia

Dê sua opinião: