Inaugurado em julho de 2025, o Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (Cetea-PI) consolidou-se como referência no estado. Com uma equipe de mais de 50 profissionais e infraestrutura moderna, o centro já realizou mais de 10 mil atendimentos, transformando a rotina de famílias que buscam diagnóstico e terapias multidisciplinares.
O espaço, localizado no bairro Cristo Rei, zona Sul de Teresina e oferece suporte com neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta e assistente social e conta com uma brinquedoteca do Pacto pelas Crianças do Piauí, piscina para hidroterapia e uma sala de estímulo multissensorial.
O centro melhora a realidade e transforma vidas, como a de José Osmar, do município de Altos, pai de Mateus Fernandes, que é acompanhado pela equipe profissional do Cetea-PI. “Meu filho tem autismo de grau elevado e assim que ele começou o tratamento no Centro ele teve uma evolução muito grande e uma melhora bastante produtiva. Então, toda a equipe está de parabéns”, celebra José Osmar.
Como ter acesso ao Cetea-PI
O fluxo de atendimento é organizado para receber pacientes de todo o Piauí. Confira o passo a passo:
Para moradores de Teresina:
Vá à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e solicite encaminhamento para a "Consulta Triagem Cetea-PI".
Após o encaminhamento, ligue para a Central de Marcação: (86) 2222-7150 para confirmar.
Para moradores do interior:
Procure a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade.
Solicite o encaminhamento via sistema Regula Piauí.
Neste caso, o agendamento é automático pelo sistema municipal, não sendo necessário ligar para confirmar.
O secretário da Seid, Mauro Eduardo, destaca que o sucesso do centro em 2025 é apenas o começo, com planos de ampliação dos serviços para 2026. Para pais como José Osmar, de Altos, o impacto é visível: "Meu filho teve uma evolução muito grande e uma melhora bastante produtiva", celebra.