Começou nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação dos idosos em sete instituições de longa permanência em Teresina, também conhecidas como abrigos. A iniciativa tem como objetivo atualizar a situação vacinal desse público e dos profissionais dos locais, incluindo a aplicação de vacinas de rotina e doses de reforço contra a Covid-19.
Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, ressaltou que os idosos são um dos grupos mais vulneráveis a doenças graves, como a Covid-19, influenza e pneumonia. "A concentração de idosos em um mesmo local pode aumentar a chance de transmissão de doenças. O acompanhamento da situação vacinal ajuda a manter o controle da saúde desses indivíduos", explicou.
Além da vacinação, a FMS mantém uma equipe de saúde dedicada ao monitoramento contínuo da saúde dos idosos em instituições de longa permanência. De acordo com Fátima Sousa, diretora de Atenção Básica da FMS, a equipe conta com profissionais como geriatras, nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiros que acompanham os idosos diretamente nos abrigos. "Essa abordagem vai além das Unidades Básicas de Saúde, garantindo cuidados diretamente nas instituições", afirmou Fátima.
Cronograma de vacinação em abrigos:
- 11/02 – Lar Flores de Maria e Vila do Ancião
- 12/02 – São José
- 13/02 – Nosso Lar
- 14/02 – São Lucas
- 17/02 – Frederico Ozanan
- 18/02 – Lar de Santana
Fonte: PMT