Saúde

DENGUE

Campanha de mobilização contra dengue nas escolas começa nesta segunda

Proposta é conscientizar sobre urgência de enfrentar o mosquito

Da Redação

Segunda - 03/02/2025 às 11:30



Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Campanha de mobilização contra dengue
Campanha de mobilização contra dengue

A partir desta segunda-feira (3), começa a campanha "Mobilização Nacional nas Escolas: combater o mosquito e promover saúde no território", organizada pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde. O objetivo é alertar sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti e prevenir as doenças que ele transmite.

Segundo o MEC, as atividades acontecerão ao longo de dez semanas, abrangendo tanto as redes de ensino quanto a rede de saúde. O Ministério detalhou que serão realizadas ações de alinhamento com os gestores do Programa Saúde na Escola (PSE) para envolver as redes nos territórios.

O objetivo da campanha é sensibilizar os estados e municípios que participam do PSE, incentivando a realização de atividades educativas sobre as questões do programa. Além disso, será elaborado um relatório detalhado sobre o monitoramento das ações registradas nos sistemas do Ministério da Saúde.

A campanha será organizada em quatro etapas principais. Na primeira fase, que ocorre nas duas primeiras semanas, a gestão local do PSE planejará as ações nas áreas de saúde e educação. As redes serão incentivadas a realizar vistorias nas escolas para identificar focos do mosquito Aedes aegypti.

Na segunda fase, durante as semanas 3 e 4, serão promovidas exposições, rodas de conversa e outras atividades educativas para conscientizar alunos, professores e funcionários sobre como prevenir a dengue. Serão distribuídos materiais informativos para apoiar essa sensibilização.

A terceira fase, entre as semanas 5 e 8, envolve ações práticas nas escolas, como gincanas, teatros e jogos educativos, para envolver os estudantes de maneira lúdica na prevenção da dengue. A campanha também será divulgada para a comunidade por meio de mídias sociais, rádios, jornais e outras formas de comunicação.

Na quarta fase, nas duas últimas semanas, será feita uma avaliação dos dados epidemiológicos das Secretarias Municipais de Saúde sobre os casos de dengue e os focos do mosquito nas escolas participantes. Serão elaborados relatórios finais, detalhando as atividades realizadas, os resultados alcançados e as lições aprendidas, visando orientar futuras iniciativas.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<