Os 'Caminhões de Mamografia' já fizeram 20.730 exames de janeiro a julho de 2024. Oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA), o serviço busca fortalecer os serviços de atenção básica voltados para a população feminina, com a realização de mamografias em mulheres piauienses na faixa etária de 40 a 69 anos de idade.
Desde o início do serviço, em maio de 2023, mais de 91 mil mulheres foram beneficiadas pelos exames. Para ter acesso a realização do exame, as mulheres devem buscar os seus municípios para que, através da regulação estadual, possam fazer o exame.
Rodrigo Martins, diretor do DUCARA, estimula que as mulheres piauienses procurem o serviço nos seus municípios para a regulação e tenham acesso ao exame. "Os caminhões estão cumprindo com o seu objetivo, que é cobrir os vazios existenciais. Já são mais de 91 mil mulheres que tiveram acesso a esse exame tão importante para a manutenção da sua saúde. Queremos continuar com esses resultados e por isso pedimos que as mulheres piauienses continuem buscando o serviço através de seus municípios para que sejam reguladas e tenham acesso a realização do exame", reforça.
Cada veículo tem capacidade diária de realizar 80 mamografias. Atualmente os caminhões da mamografia estão realizando exames nas cidades de Bom Jesus, São Luís do Piauí e Amarante. O município de Caldeirão Grande do Piauí receberá o serviço a partir do próximo dia 23 de julho, depois será a vez de Marcolândia no período de 29 de julho a 2 de agosto.
Confira abaixo outras cidades e datas que vão receber os Caminhões de Mamografia:
- São José do Piauí - inicia 24/07 até dia 31/07;
- Regeneração - inicia dia 25/07 até dia 03/08;
- Redenção do Gurguéia - inicia dia 29/07 até dia 01/08.
Fonte: CCOM/PI