Saúde

Banco de Leite Humano é referência no Piauí precisa aumentar estoque

Isso porque a quantidade recebida até agora não é suficiente para alimentar todas as crianças.

Redação

Quinta - 04/06/2020 às 21:44



Foto: Ascom Banco de Leite
Banco de Leite

Os bebês recém-nascidos no Piauí internados nas Unidades Neonatais do Piauí estão precisando urgentemente de doações de leite materno. Isso porque a quantidade recebida até agora não é suficiente para alimentar todas as crianças. Em Teresina, a Maternidade Dona Evangelina Rosa possui um Banco de Leite Humano referência no estado e já conseguiu arrecadar 86 litros de leite materno, entre janeiro e abril deste ano. Mas esse volume de doação precisa aumentar rapidamente. Isso porque a maior parte dessas crianças que estão internadas não podem receber o leite da sua própria mãe e precisam do leite humano doado para se se recuperarem mais rápido e crescerem com mais saúde. É isso o que explica o João Aprígio de Almeida, que é pesquisador brasileiro e presidente da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano.

“É óbvio que o melhor leite materno é o da própria mãe. Mas, na realidade, nenhuma mãe imagina ter o filho nessas condições. Existem inúmeras situações que impedem a amamentação direta ao seio. Um bebê desse, fica dentro de uma incubadora. Ele é alimentado por vias não habituais da amamentação ao seio direto. E, na realidade, essa mãe vive uma situação de estresse emocional enorme que impacta. As equipes dos Bancos de Leite Humano, dos serviços de saúde, dos hospitais ajudam a essa mãe a prosseguir no processo de resgatar a produção de leite materno.”

A coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa do Piauí, Vanessa Paz, afirma que todas as mães podem conseguir atendimento em canais de comunicação da maternidade.  

“Os atendimentos externos, de forma geral, estão suspensos. Porém, em uma situação bem pontual em que aconteça alguma intercorrência em que essa doadora ou essa mulher que esteja amamentando, não consiga se resolver através do telefone 0800-2802522 ou mediante nossas redes sociais, Instagram e Facebook, pode ser feito um agendamento com todos os cuidados e critérios de segurança já pré-estabelecidos.”

O Banco de Leite Humano de Teresina fica dentro da Maternidade Dona Evangelina Rosa, situada na Avenida Higino Cunha. A unidade funciona das 8h às 11h e das 14h às 17h de segunda até sexta-feira, mas antes de realizar a doação é preciso entrar em contato pelo telefone 0800-2802522 ou 3228-2022.  

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite

Fonte: Agência Rádio Mais

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: