Nesta sexta-feira (6), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promove o Seminário de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis, a partir das 8h, no auditório da Tupperware, na Avenida Frei Serafim. A iniciativa faz parte da campanha Dezembro Vermelho 2024 e busca engajar profissionais de saúde e a sociedade na meta de erradicar essas transmissões no Piauí.
Dados do sistema Sinan/Sesapi de 2023 revelam que o estado registrou dois casos de crianças infectadas por HIV via transmissão vertical e 365 ocorrências de sífilis congênita. Durante o seminário, será apresentado um panorama do cenário epidemiológico, além de informações sobre gestantes diagnosticadas com HIV e sífilis e crianças expostas a essas doenças.
A programação inclui palestras sobre protocolos de manejo clínico para gestantes e crianças, com foco no fortalecimento das ações de prevenção e enfrentamento. Karinna Amorim, coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi, destaca que a propagação do conhecimento técnico é crucial. "É fundamental que profissionais das redes pública e privada participem, garantindo que os protocolos sejam aplicados de maneira uniforme em todos os 224 municípios do estado", explica.
O evento reunirá médicos, enfermeiros, pesquisadores e profissionais das redes hospitalar, maternidades e atenção primária. A Sesapi espera, com essa mobilização, intensificar os esforços para que o Piauí conquiste o selo de erradicação da transmissão vertical de HIV e sífilis.
Fonte: CCOM Piauí