Saúde

RECONHECIMENTO

HGV vira referência internacional no tratamento de AVCs

A certificação Angels Award status Platinum coloca o hospital público do Piauí entre os maiores do país na área

Da redação

Terça - 06/02/2024 às 12:09



Foto: Divulgação / Governo do Estado Hospital Getúlio Vargas
Hospital Getúlio Vargas

A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebeu a certificação Angels Award status Platinum. A certificação coloca o hospital público do Piauí entre os maiores do país na área. Entre as categorias de certificação do programa apenas 25 hospitais brasileiros foram selecionados em 2023.

O Programa Angels é uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim que procura qualificar os centros de acidente vascular cerebral já existentes e auxiliar na implementação de novos centros.

O programa classifica os hospitais como prontos para o atendimento do AVC, premiando com o certificado aqueles com melhores desempenhos são classificados nas categorias ouro, platina e diamante.

“Com menos de 6 meses da criação da UAVC, o hospital foi capaz de atingir indicadores assistenciais equiparáveis a outras referências do país com mais de duas décadas de experiência. Isso destaca o comprometimento da equipe multiprofissional e a qualidade dos serviços prestados no tratamento do AVC”, disse o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

De acordo com o secretário da Saúde, Antonio Luiz, o serviço oferecido pela unidade será expandido para outras unidades de saúde no interior do Piauí, nas regiões de Picos, Parnaíba e Floriano.

“É um feito que consolida a posição de destaque do HGV, que em menos de um semestre do início da unidade, estamos em pé de igualdade a grandes hospitais privados, como a Unimed de Ribeirão Preto, e até mesmo premiação superior a referências com mais de 2 décadas de experiência, como o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto”, afirmou o secretário da Saúde, Antonio Luiz.

A unidade do HGV, inaugurada em junho do ano passado, é a primeira no setor público a se dedicar exclusivamente ao tratamento de pacientes com AVC tipo III no estado. Composto por dez leitos, o local conta com uma equipe especializada composta por neurologistas, clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.


Sobre o programa:

O programa WSO Angels Awards reconhece hospitais de alto desempenho que consistentemente fornecem dados importantes para pesquisa e identificação de áreas de melhoria no tratamento de pacientes com AVC. Mais de 150 hospitais no Brasil e mais de 2800 hospitais ao redor do mundo participam desse programa.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: