
O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou do Encontro com os Povos Indígenas do Piauí, cujo tema é a Proteção Social no Território. O encontro foi realizado na manhã deste sábado (18), na Fundação Cultural do Piauí, em Teresina.
A agenda de hoje (18) teve a intenção de promover espaço de escuta dos povos indígenas do Piauí, buscando dialogar com as especificidades daqueles povos sobre as principais demandas que os colocam em situação de vulnerabilidade. O objetivo do encontro é fomentar a participação social na construção das políticas destinadas às diversidades de gênero, étnicas, raça e territoriais, promovendo a democracia e os direitos humanos.
O ministro Wellington Dias esteve presente no Acampamento Terra Livre, realizado entre os dias 22 e 26 de abril, que reuniu cerca de 8 mil indígenas advindos de várias regiões do país e inúmeros povos. Na ocasião, ele visitou a tenda dos povos indígenas pertencentes ao estado do Piauí e propôs a realização do encontro deste sábado (18) às lideranças presentes. Estavam representados os povos Tabajaras Tapuios da Lagoa de São Francisco, povos Tabajaras de Piripiri, e os povos Guêguê de Uruçuí.
Cada representante das 27 comunidades indígenas do estado apresentou suas demandas, na presença do ministro Wellington Dias e dos representantes do Ministério da Saúde, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Ministério da Educação, Ministério dos Povos Indígenas e FUNAI. A partir desse momento de escuta, foram apresentados os programas já realizados para os povos indígenas do estado e que garantem acesso aos seus direitos.
A partir dos encaminhamentos da reunião, o ministro Wellington Dias espera fortalecer o diálogo com essas comunidades e apresentar soluções mais eficientes que diminuam a situação de vulnerabilidade desses povos.
Wellington Dias participa de encontro com povos indígenas do Piauí
Confira um trecho do encontro: