IDH ELEVADO

Wellington Dias quer alcançar o IDH 0,7 - de alto desenvolvimento - até 2020

O Piauí cresceu no IDH de 0,3 em 2003 para 0,69 em 2017, segundo o IPEA


Governador do Piauí, Wellington Dias

Governador do Piauí, Wellington Dias Foto: PAULO PINCEL/PH

O governador Wellington Dias quer alcançar até 2020 o alto desenvolvimento – nota 0,7 - no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em Educação. Dias foi entrevistado na tarde desta segunda-feira (22) na TV Cidade Verde, quando falou sobre os avanços do Piauí em educação. E evitou tratar de política.

O  Piauí cresceu do IDH 0,3 em 2003  para 0,69 em 2017.  A meta é alfabetizar  200 mil pessoas, dos 407 mil - cerca de 16% da população - ainda analfabetos. “Se conseguirmos tirar 200 mil pessoas dessa situação, vamos reduzir para pouco mais de 7% de pessoas não escolarizadas”, contabilizou Wellingto Dias.

“Saímos de 145 escolas de ensino médio, normalmente em cidades maiores, e chegamos a essa rede com 670 escolas públicas. Chegamos a educação profissionalizante em todos os municípios”. Eram 400 mil piauienses com o ensino Médio e hoje são mais de 1,5 milhão. A meta é ampliar para mais pessoas se aproximarem de 10 a 12 anos de escolaridade com um emprego.

Wellington Dias revelou que 97% dos alunos piauienses estão matriculados e assíduos e o objetivo do governo é não deixar as taxas de abandono e repetência crescerem. E a educação integral e profissionalizante é prioridade de governo, segundo Wellington Dias. “Formar não só para ser empregado, mas para empreender, ser empreendedor”.

 Sobre política, Wellington Dias esquivou-se. O governador comentou que o assunto eleição municipal de 2020 só será tratado no próximo ano. “Eu costumo dizer que eleição é como caçada de onça. Quando se está longe da onça todo mundo é corajoso, mas quando o bicho se aproxima a coragem se acaba

Fonte: TV Cidade Verde

Próxima notícia

Dê sua opinião: