O presidente eleito do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, fez uma conferência para centenas de representantes da comunidade brasileira em Portugal no auditório do Instituto Universitário de Lisboa (Iscte)na manhã deste sábado (19). Com extrema rouquidão, Lula falou por pouco menos de meia hora e afirmou que “podemos fazer o Brasil voltar a ser uma potência”.
Lula voltou ainda que indiretamente ao tema dos gastos públicos e do teto de gastos, que tem sido objeto de pressão de representantes do mercado financeiros e dos segmentos neoliberais: “Sabemos que temos que ter responsabilidade. Não gastar mais do que a gente ganha. Mas eu também sei que temos que cuidar do povo mais pobre. E por isso eu digo pra vocês que nós vamos recuperar o Brasil”.
A volta dos brasileiros e brasileiras emigrados durante os últimos anos foi abordada por Lula: “Fico triste quando vejo brasileiros e brasileiras morando em outros países porque não conseguiram encontrar oportunidades no Brasil. Em nosso governo, muita gente voltou porque recuperamos indústrias e criamos emprego. Espero que a gente faça isso mais uma vez”.
Lula falou sobre a persistência da confrontação política no Brasil: “O radicalismo, ignorância e bolsonaristas ainda estão vivos e precisamos derrotá-los. E vamos derrotá-los sem usar os métodos que eles usaram contra nós. Não queremos perseguição, violência, queremos um país em paz”.
Veja a chegada de Lula ao auditório do Iscte (o vídeo está erroneamente creditado -a autoria é de Ricardo Stuckert):
Assista ao discurso de Lula, que teve uma breve participação de sua companheira, Janja Lula Silva:
"O projeto do Bolsa Família coloca os pobres no orçamento da União", diz Wellington Dias
Rejane Dias destina R$ 3 milhões para construção do Centro de Referência ao Autistista
Rafael Fonteles diz que vai fazer um governo plural e promete gerar 80 mil empregos
Fonte: Revista Fórum