
A candidata do PSOL, Thabatta Pimenta, tornou-se a primeira vereadora trans eleita na Câmara Municipal de Natal (RN) nas eleições que ocorreram nesse domingo (6). Com 7.085 dos votos, a vereadora ficou entre os mais votados na história de Natal, ficando atrás apenas de Robson Carvalho (União Brasil), Eriko Jácome (PP), Daniel Valença (PT), Irapoã (Republicanos) e Daniel Rendall (Republicanos).
Thabatta já havia disputado o cargo de vereadora no município de Carnaúba dos Dantas, filiada ao Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB). Na época, obteve 320 votos, mas não foi eleita. No ano de 2020, também disputou o pleito pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e foi eleita vereadora em Carnaúba dos Dantas. Thabatta se tornou a primeira vereadora trans do Rio Grande do Norte.
Em 2022, Thabatta disputou as eleições estaduais como candidata a deputada federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Na época, vereadora em Carnaúba dos Dantas, conquistou 2,17% dos votos (40.533), mas não terminou eleita.