
O contracheque dos servidores ativos e inativos da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), terá um reajuste de 7% já no mês de outubro, segundo anunciou o presidente da Casa, deputado estadual Severo Eulálio (MDB). O projeto de lei que concede o aumento foi lido nesta terça-feira (7), no Plenário e segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O percentual de 7% incidirá sobre a base salarial e também sobre as vantagens pessoais, como gratificação de desempenho e gratificação por titulação.
Severo Eulálio explicou que o reajuste estava pendente devido a questões burocráticas: “É um reajuste já pleiteado pelos servidores, uma vez que eles não tiveram no ano passado. Este ano, ainda no período em que todos os Poderes conseguiram conceder o aumento, nós não tínhamos conseguido cortar algumas questões burocráticas. Agora, conseguimos fazer os ajustes necessários para a concessão do reajuste”.
A matéria foi discutida em reunião da Mesa Diretora com o Sindicato dos Servidores da Assembleia. O presidente do Sindicato, Francisco Bilé, destacou a importância da medida para recuperar o poder de compra dos servidores. “Em 2023 houve reajuste apenas sobre o salário-base e em 2024 não houve reajuste. O presidente Severo cumpre com a promessa de recuperar gradualmente os salários dos servidores”, afirmou Bilé.
A expectativa é que o projeto seja votado em Plenário na próxima semana, garantindo que o impacto financeiro chegue aos contracheques de outubro.
Fonte: Alepi