
Em meio às articulações para as eleições de 2026, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) está executando uma estratégia de comunicação diferenciada nas redes sociais. O ex-ministro da Casa Civil mantém dois perfis públicos com abordagens distintas: um voltado para o público nacional e outro focado em seu estado de origem, o Piauí. A colunista Thais Bilenky, do UOL, fez uma avaliação dessa estratégia, ressaltando que a movimentação do senador ilustra os complexos cálculos que os políticos precisam fazer ao articular suas campanhas entre os eleitorados nacional e local.
Ela destaca que, no perfil de alcance nacional, o tom adotado pelo senador é francamente oposicionista. Nele, Ciro Nogueira critica abertamente o governo do presidente Lula, defende a união de partidos de direita e chegou a publicar uma homenagem pessoal ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A estratégia parece alinhada com sua ambição de se tornar candidato a vice-presidente na chapa de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo pelos Republicanos.
Já no perfil dedicado ao Piauí, a jornalista observa que o conteúdo de Ciro Nogueira é visivelmente diferente. Longe das críticas acirradas, o senador adota um tom mais leve e regional, com publicações que homenageiam professores e postagens sobre cachorrinhos, buscando uma conexão mais próxima com o eleitorado local.
Para a colunista, a dupla estratégia ocorre em um momento de definição de seu futuro político. Além da vice-presidência, Ciro Nogueira é cotado em pesquisas para concorrer ao Senado Federal ou ao governo do Piauí. No entanto, a missão no estado natal se mostra complicada, uma vez que o governador petista Rafael Fonteles aparece com boas chances de reeleição, potencialmente já no primeiro turno, segundo as mesmas pesquisas.
Para a eleição de senador, o cenário também não é favorável. Pesquisa da Real Time Big Data, divulgada no final de setembro, mostra Ciro Nogueira em terceiro lugar, com 18% das intenções de voto. Pela margem de erro do levantamento, de três pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro aparece tecnicamente empatado com o deputado federal Júlio Cesar, que aparece na segunda posição, com 21%. O senador Marcelo Castro (MDB-PI) lidera os cenários de intenção de voto para assumir novamente o cargo nas eleições do próximo ano, quando o Senado renovará 2/3 da sua composição, elegendo duas cadeiras por estado. O parlamentar surge com 28% das intenções de voto entre o eleitorado do Piauí.
Fonte: UOL