
PARNAÍBA (PI) – O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou, durante a plenária do "Diálogos pelo Piauí", neste sábado (18), em Parnaíba, um ambicioso plano de expansão da educação profissional e superior no estado. A iniciativa, batizada de "grande plano de expansão", será oficialmente lançada em novembro e tem como meta dobrar o número de vagas em diversas modalidades de ensino.
O plano contempla a expansão de vagas na formação profissional, ensino técnico, ensino superior, mestrado, especialização e doutorado. A medida visa atender à demanda dos jovens que estão saindo do ensino médio integral, já implantado em toda a rede estadual, e técnico, e que buscam dar continuidade aos estudos.
"E agora nosso foco vai ser no ensino técnico e ensino superior. Nós vamos anunciar agora em novembro, o nosso grande plano de expansão do ensino superior e da formação profissional do Estado", declarou Fonteles. "Nós queremos dobrar as vagas de formação profissional, ensino técnico, ensino superior, mestrado, especialização, doutorado, em todas as nossas redes, seja das universidades estaduais, porque agora tem a UESPI e também tem o Instituto de Tecnologia do Piauí."
Oportunidades para a juventude
Em seu discurso, o governador também destacou as reinvindicações por mais apoio ao ensino superior, melhor infraestrutura da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a necessidade de descentralizar as oportunidades para os jovens. Ele citou o programa "Oportunidade Jovem", que oferece 10 mil vagas de estágio, jovem aprendiz e monitoria, mas reconheceu a concentração dessas chances nas grandes cidades.
"Realmente só chegou nas grandes cidades, a gente tem que descentralizar mais. É um compromisso nosso aumentar a oportunidade de jovens e fazer com que elas cheguem em cidades médias e pequenas também", afirmou Fonteles, enfatizando o objetivo de proporcionar a primeira oportunidade profissional para a juventude.
A expansão anunciada pretende criar caminhos formativos em áreas estratégicas e em alta no mercado, como agrotécnica, turismo, economia digital, indústria verde e meio ambiente.
Dados recentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforçam a importância do plano. Embora o Piauí tenha avançado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais, o acesso ao ensino superior ainda é um desafio. A taxa de escolarização líquida no ensino superior no estado fica abaixo da média nacional, evidenciando a necessidade de ampliação de vagas e interiorização da oferta.
A UESPI, principal universidade estadual, é uma peça-chave nessa estratégia, com campi espalhados pelo interior, assim como o Instituto de Tecnologia do Piauí, focado na educação profissional.
O anúncio do governador Rafael Fonteles sinaliza um novo passo na política educacional do estado, que após investimentos no ensino médio integral e técnico, agora volta seus esforços para consolidar e expandir a formação pós-média, criando uma ponte entre a educação e o desenvolvimento econômico regional.

Luiz Brandão
Mais conteúdo sobre:
#Governo do Piauí #Rafael Fonteles #plano de expansão do ensino superior #ensino técnico Piauí #Diálogos pelo Piauí #Parnaíba #UESPI #Instituto de Tecnologia do Piauí #Oportunidade Jovem #vestibular