
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado iniciou na manhã desta quarta-feira (13) a sabatina simultânea do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e do procurador Paulo Gonet, indicados pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF) e Procuradoria Geral da República (PGR).
A sessão é conduzida pelo presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Os relatores das indicações são Weverton (PDT-MA) (de Flávio Dino) e Jaques Wagner (PT-BA) de (Gonet). Ambos já deram pareceres favoráveis à aprovação.
Paulo Gonet, Lula e Flávio Dino / Foto: Presidência da República
Durante a sabatina, senadores questionam os escolhidos sobre temas polêmicos e tentam antecipar posições que eles podem tomar em seus cargos. Após a sabatina será realizada uma primeira votação na CCJ. Mesmo que haja rejeição, a indicação é enviada ao plenário, onde ocorre a votação definitiva.
A expectativa é que as duas votações ocorram ainda hoje. Ambas são secretas. No plenário, é necessária maioria absoluta (41 votos) para a indicação ser aprovada.