Política

SEGURANÇA

SEAD realiza treinamento para evitar acidentes de trabalho em altura

O treinamento foi realizado no Hospital da Polícia Militar (HPM) e foi voltado para servidores da Nova Maternidade Evangelina Rosa, do HPM, Hospital Natan Portela e Emgerpi

Por Marília Lélis

Quarta - 12/02/2025 às 16:48



Foto: Assessoria de Comunicação Sead realiza treinamento para garantir a segurança no trabalho em altura
Sead realiza treinamento para garantir a segurança no trabalho em altura

A Secretaria da Administração (Sead), por meio da Diretoria de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), realizou, nesta quarta-feira (12), um treinamento sobre a Norma Regulamentadora NR 35, do Ministério do Trabalho e Emprego, que visa garantir a segurança no trabalho em altura, um dos maiores riscos de acidentes no Brasil.

O curso é obrigatório para todos os servidores que realizam atividades acima de 2 metros do nível do solo e tem o objetivo de capacitar profissionais para a execução segura desses serviços, com foco na prevenção de acidentes. O treinamento foi realizado no Hospital da Polícia Militar (HPM) e foi voltado para servidores da Nova Maternidade Evangelina Rosa, do HPM, Hospital Natan Portela e Emgerpi.

A diretora do Ciaspi, Aline Melo, explica que a Norma Regulamentadora n° 35 foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego pelo fato da queda de trabalhadores de diferentes alturas ser umas das principais causas de acidentes graves ou fatais no ambiente de trabalho.“É de extrema importância a realização de uma formação para que tais atividades possam ser realizadas de forma segura. As quedas representam uma das principais causas de acidentes de trabalho e podem gerar lesões graves, fraturas e até sequelas fatais, então é nosso o papel de trabalhar preventivamente, garantindo a saúde e segurança do servidor”, destacou Aline Melo.

O curso tem carga horária mínima de 8 horas, com conteúdo teórico e prático, conduzido pela Engenheira de Segurança do Trabalho do Ciaspi, Thaise Cecilia Cabral. Foram abordados temas como as normas de regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle; sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; usos de equipamentos de segurança; técnicas de resgate e primeiros socorros, entre outros.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<