Política

MOBILIDADE

Rafael Fonteles pede R$ 100 milhões para ampliar o sistema do Metrô de Teresina

O projeto de Lei foi encaminhado à Alepi e fala sobre levar o metrô à mais bairros da região sudeste da capital

Da Redação

Segunda - 17/06/2024 às 13:37



Foto: Reprodução/O Dia Metrô de Teresina
Metrô de Teresina

O governador Rafael Fonteles pediu à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), autorização para solicitar R$ 100 milhões à Caixa Econômica Federal para ampliar o sistema de metrô na área sudeste de Teresina. O projeto pretende aumentar a quantidade de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para chegar a mais bairros da região. 

De acordo com o gestor, o projeto foi selecionado para compor o novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável – Renovação de Frota, do Ministério das Cidades, e caso seja aprovado será possível melhorar a linha 1 através da redução do tempo de intervalo entre os trens. 

É um sistema adequado para capacidade média de transporte à escala regional e metropolitana, geralmente maior que o ônibus convencional e menor que a de metrô de grande porte. Entre as suas vantagens, podemos destacar o baixo investimento em relação a outros modais, a vida útil do sistema, a grande capacidade de passageiros, a adaptabilidade às condições locais existentes, o funcionamento a partir da utilização de biodiesel ou modelo híbrido (biodiesel/elétrico), a facilidade de integração aos sistemas de transportes existentes, o menor impacto ambiental e promoção de renovação do meio urbano e paisagístico", justificou o governador encaminhado aos deputados. 

O metrô é uma opção para os residentes da capital que buscam um deslocamento mais econômico e rápido. 

A cidade de Teresina vem registrando, desde 2019, o colapso do sistema convencional de ônibus, seja com a redução de frota e linhas ou tentativa frustrada de utilização de terminais de integração, e vem sofrendo uma redução significativa do número de passageiros transportados. A capital, que também possui um sistema de VLT operando na linha - 1 sudeste, fazendo a ligação entre o Grande Itararé e o Centro da cidade, já registra aumento de demanda com o colapso do sistema convencional de ônibus", explica o gestor. 

Com as melhorias, o governador acredita que atrairá mais usuários, entre eles trabalhadores e estudantes que se deslocam para os núcleos da região do Grande Dirceu e do Centro da cidade. A demanda poderá chegar a 4 mil passageiros/dia, conforme previsão. A proposta prevê a aquisição de mais veículos, redução do tempo de espera e o processo de integração com o modal rodoviário e expansão para o bairro Colorado/Gurupi. 

Veículo Leve sobre Trilhos 

O sistema de VLT é mais antigo em cidades da Europa e Estados Unidos. No Brasil, começou a ser implantado mais recentemente, em cidades como Sobral (CE), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e, no fim de 2018, em Teresina (PI). Esse sistema de transporte opera numa plataforma segregada de tráfego, com vias reservadas, direito de passagem prioritário nos pontos de interseção e, em alguns casos, com túneis ou viadutos no Centro das cidades.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: