
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, lança o livro "Diretrizes para o Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Piauí", no evento Papo de Governança, que acontece na quarta-feira (26), das 8h às 12h, no Centro de Convenções de Teresina. A obra reflete uma visão estratégica para transformar o estado em referência nacional e internacional de desenvolvimento inclusivo, sustentável e inovador.
A publicação é resultado de dois anos de gestão e da palestra ministrada em 2024 para mais de mil líderes de diversas áreas. Rafael apresenta um plano ousado e detalhado, baseado em três diretrizes principais: Superchoque Educacional e Tecnológico, Estabilidade Duradoura (Institucional e Fiscal) e Abertura Econômica com Participação do Estado.
O livro propõe soluções para desafios históricos, como desigualdades sociais, e destaca investimentos estratégicos em educação, tecnologia, energia renovável, infraestrutura logística e inovação. Iniciativas pioneiras como a universalização do ensino médio em tempo integral com foco em inteligência artificial, a criação de hubs tecnológicos e a consolidação do estado como um polo de energias renováveis são alguns dos pontos fortes do documento.
A obra é um convite ao diálogo e à colaboração, ressaltando o papel da sociedade civil, do setor privado e das instituições públicas na construção de um estado mais justo e próspero. A expectativa é de evolução social e econômica, pautando a educação e a tecnologia como propostas de transformação.
Papo de Governança
O evento irá discutir o modelo de gestão inovador adotado pelo Estado durante a gestão de Rafael Fonteles, bem como compartilhar o progresso das ações estratégicas com os gestores, diretores e superintendentes.
A participação de Vicente Falconi, que já foi eleito um dos 100 executivos com melhor reputação no Brasil, será um dos destaques do “Papo de Governança”. O ex-professor de engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que fez trabalhos para gigantes nacionais e governos estaduais, defende a busca pela excelência.
Fonte: CCOM/PI