
O vice-presidente Geraldo Alckmin e o governador Rafael Fonteles (PT) lançaram nesta sexta-feira (15), em Parnaíba, no litoral do Piauí, o maior projeto de hidrogênio verde do mundo. Os ministros do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, participaram da solenidade com demais autoridades.
Durante seu discurso o governador disse que não se trata apenas de um grande projeto de geração de energia limpa, mas sim uma verdadeira industrialização do Nordeste brasileiro. Ele lembrou que o Nordeste representa apenas 14% do PIB (Produto Interno Bruto) do país e que agora chegou a vez de elevar o PIB.
"Precisamos industrializar o Nordeste, o Piauí, a partir de nossas próprias vocações e a nossa vocação chegou: é a indústria verde! ... Seremos uma potência de industrialização verde e isso é que vai tornar o Piauí igual a São Paulo. O Nordeste vai viver a verdadeira e nova industrialização a partir dessa potência verde e energética que seremos. O Piauí está sendo mais apressado e por isso estamos lançando primeiro, por isso talvez encontramos os melhores parceiros", "disse Rafael Fonteles.
Ao todo, as empresas Green Energy Park e Solatio estão sendo investidos mais de R$ 200 bilhões em duas usinas de produção de hidrogênio verde na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O projeto prevê ainda a geração de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos para o Piauí em 10 anos.
Serão mais de 20 GW de potência produzidos sem a emissão significativa de gás carbônico na atmosfera. As obras das usinas devem iniciar no fim de 2024 e a primeira etapa está prevista para ser concluída em 2027, seguindo as etapas até 2035.
O megaprojeto instalado no Piauí tem a proposta de abastecer a União Europeia com energia limpa. Na ZPE, será instalado o Hub, que é um conjunto de empresas investidoras com interesse na pauta de hidrogênio que vão empreender esforços no sentido de atrair investimentos, estruturas, pesquisas e trocas de tecnologia.
"Tô muito emocionado! Imensamente agradecido ao ministro Wellington Dias e ao vice-presidente Alckmin. Vamos transformar o Piauí nessa potência econômica, nessa potência tecnológica e energética", concluiu Rafael Fonteles.