Política

FLÁVIO DINO

"Mentiras, agressões e abusos violam nossa Constituição", afirma Flávio Dino

Ministro do STF se pronuncia em meio à polêmica sobre Pablo Marçal

Da Redação

Domingo - 06/10/2024 às 08:44



Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF Flávio Dino
Flávio Dino

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, manifestou-se de forma contundente contra a disseminação de notícias falsas e o uso de práticas políticas que incitam a violência e violam os princípios constitucionais. Embora Dino não tenha mencionado diretamente o episódio, sua declaração ocorre após nova polêmica envolvendo Pablo Marçal (PRTB), ex-coach e candidato à prefeitura de São Paulo, por espalhar uma notícia falsa sobre seu concorrente, Guilherme Boulos (Psol).

Às vésperas da eleição municipal, Marçal publicou em suas redes sociais um laudo médico falso, no qual acusava Boulos de ter sofrido um "surto psicótico grave", ligando o ocorrido ao uso de drogas, especificamente cocaína. A falsidade do documento foi rapidamente exposta: além de conter uma assinatura fraudada, o médico mencionado já havia falecido, e o número de RG atribuído a Boulos era incorreto.

Neste domingo (6), Flávio Dino destacou, em suas redes sociais, a importância de uma atuação firme da Justiça Eleitoral para garantir a integridade do sistema democrático. Dino elogiou a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmando: "Cumprimento a nossa Justiça Eleitoral e homenageio a ministra Cármen Lúcia, querida colega do STF. Esta eleição mais uma vez prova a necessidade de uma Justiça ativa e forte, que combata mentiras, agressões e abusos – práticas políticas que são incompatíveis com a nossa Constituição."

A declaração de Dino reflete o papel crucial do TSE no enfrentamento da desinformação e da violência política, problemas que têm se intensificado com o uso crescente das redes sociais como ferramenta para ataques e disseminação de inverdades.

Fonte: Brasil247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: