Política

SUBSÍDIOS

Proposta de tarifa zero no transporte público é irresponsabilidade, diz Silvio Mendes

Prefeito eleito alega que a medida, defendida durante a campanha de Fábio Novo, é inviável para uma cidade do porte de Teresina

Da Redação

Terça - 17/12/2024 às 09:17



Foto: Luiza Kronemberg Silvio Mendes em entrevista aos jornalistas Luiz Brandão e Roberto John
Silvio Mendes em entrevista aos jornalistas Luiz Brandão e Roberto John

O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes, criticou duramente a proposta de tarifa zero para o transporte público na capital, classificada por ele como uma "irresponsabilidade" diante da falta de recursos. Em entrevista ao Podcast Piauí Hoje, Mendes reforçou que a medida, defendida durante a campanha pelo deputado estadual Fábio Novo, é inviável para uma cidade do porte de Teresina. 

"É ideal? Sim, mas me ensina como é que pega esse dinheiro. As cidades que têm tarifa zero são todas abaixo de 50 mil habitantes", afirmou.

Mendes destacou que, atualmente, o transporte público da capital enfrenta uma crise estrutural severa, operando com menos da metade da frota necessária e que a ausência de subsídios agrava a situação, especialmente considerando que 18% das passagens são gratuitas, beneficiando idosos, policiais militares e civis, oficiais de justiça e outras categorias, além de estudantes, que pagam a meia passagem. "Se você anda de graça, alguém está pagando por você, e a prefeitura não tem como dar subsídio para um transporte coletivo."

O futuro prefeito também comentou que buscará apoio de instituições como o BNDES para viabilizar soluções, alertando que uma reestruturação completa é essencial. "O sistema precisa de planejamento e subsídios. Sem isso, não haverá melhoria", destacou.

Para Mendes, o transporte público de Teresina também sofre com a falta de integração e a ausência de modais complementares, como VLTs (Veículo Leve sobre Trilhos), BRTs (Bus Rapid Transit) e metrô, amplamente utilizados em outras capitais brasileiras. Ele destacou que a capital precisa repensar sua mobilidade de forma integrada, mas que isso exigirá um esforço conjunto entre os governos e investimentos significativos.

Assista a entrevista completa:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<