Política

Eleições 2020

Propaganda eleitoral no rádio e na TV retorna nesta sexta-feira (20)

Cada candidato terá cinco minutos para a propaganda eleitoral

Cintia Lucas

Terça - 17/11/2020 às 16:23



Foto: Divulgação Teresina tem 2º turno entre MDB e PSDB
Teresina tem 2º turno entre MDB e PSDB

O horário eleitoral gratuito retorna na TV e no Rádio a partir da próxima sexta-feira, 20 e segue até a sexta-feira da semana seguinte, 27. Teresina será a única cidade do Piauí a ter segundo turno nas eleições 2020, já que é a única cidade a ter mais de 200 mil habitantes. 

A pandemia de Covid-19 modificou o cronograma eleitoral de 2020 e o tempo entre o primeiro e o segundo turno será o mais curto da história com duas semanas de diferença. Em outros anos, o intervalo varia entre três e quatro semanas.

Em Teresina, a disputa ficou entre o candidato do MDB, Dr. Pessoa, que obteve 142.769 ficando em primeiro lugar e o candidato apoiado pela atual gestão, Kleber Montezuma (PSDB), que somou 110.395 votos, alcançando a segunda colocação.

A programação da propaganda eleitoral será distribuída em dois blocos fixos de dez minutos cada, divididos igualmente entre os dois candidatos (cinco minutos para cada) no rádio (das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10) e na TV (das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40). Já a campanha nas ruas, com alto-falantes, distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, já está liberada desde 17h, da segunda-feira (16).

Para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é tratado como uma eleição separada, exigindo do eleitor procedimentos independentes. Com isso, mesmo quem não votou no 1º turno, pode votar no 2º. Além disso, como o voto é obrigatório, o eleitor que não comparecer à zona eleitoral nas duas datas, precisa se justificar duas vezes. Lembrando que o acúmulo de três faltas pode levar à suspensão do título de eleitor.

O TSE ainda informa que termina nesta terça-feira (17) o período em que nenhum eleitor pode ser preso ou detido, devido a realização do primeiro turno ocorrido no domingo (15). A medida volta na terça-feira da próxima semana, dia 24 de novembro.

Fonte: Com informações da ASCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: