
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Dr. Paulo César (Progressistas), defendeu o uso da máscara como medida de proteção contra a covid-19 e ainda que não é o momento de deixa-la de lado. A declaração foi feita nesta sexta-feira, 19, durante a reunião ordinária da Comissão Intergestora Regional de Saúde (CIR) do Território Entre Rios.
Durante a reunião, pautas como a melhoria regionalizada do Sistema Único de Saúde (SUS), o fortalecimento da CIR e indicadores de vacinação foram discutidas. Prefeitos e secretários de Saúde do Território Entre Rios marcaram presença no evento.
“A máscara prejudica o quê? Qual é o prejuízo que uma máscara provoca? A questão de liberar é de cada um, de cada gestor decidir. Acho que é questão irrelevante decidir não usar máscara. Acho precoce já que ela é comprovada como uma das melhores medidas para evitar o contágio”, frisou.
Dr. Paulo César frisou que caso essa decisão se concretize nem todos os gestores deverão seguir o possível decreto estadual. O prefeito citou uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que a assegura a autonomia de escolha para os municípios.
“Como o Supremo já decidiu cada ente federativo tem sua autonomia, estados e municípios, então, prevalece aquele que restringe mais. Se o governo do estado liberar, mas o município, dependendo de cada um, entender que não há necessidade ele pode restringir. Então será de cada um dependendo da realidade local”, pontuou.