Nem mesmo o grande poder político e financeiro do ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, está conseguindo segurar aliados e filiados no partido dele, o PP, para votar em Jair Bolsonaro e o candidato dele a governador o tucano Silvio Mendes, no Piauí. Três prefeitos anunciaram debandada do PP nesta quarta-feira (23) para votar nos candidatos do PT.
De acordo com informações do presidente do PT no Piauí, deputado Francisco Limma, os prefeitos que estão deixando o PP vão para o PSD, MDB e PT, partido da base aliada ao governador Wellington Dias (PT).
O prefeito de São José do Peixe, Dr. Celso Antônio, vai para o PT. A filiação será na sede do Partido dos Trabalhadores, às 17 horas desta quarta-feira.
Já a prefeita Karyne Aragão, de Cocal de Telha, deixou o Progressistas para se filiar ao PSD. A filiação aconteceu às 10, na sede do PSD, na Zona Leste de Teresina..O prefeito de Currais, Raimundo Sobrinho, se filiou ao MDB. A solenidade foi às 11 horas.
Segundo o presidente do PT, a saída dos três prefeitos do PP reforça a pré-candidatura do secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, ao governo do Estado.
A debandada de prefeitos do PP é sinal de que as coisas não estão fácil para o principal represente de Jair Bolsonaro no Piauí e pode ser um balde de água fria para Silvio Mendes, pré-candidato tucano/bolsonarista a governador do estado.
Adversários do ministro Ciro Nogueira dizem que ele tenta esconder apoio e a ligação dele e do pré-candidato dele a governador, Silvio Mendes, ao presidente Jair Bolsonaro. É que o presidente tem rejeição em de 70% no Piauí e a ligacão a ele prejudicaria o desempenho eleitoral ds chapa de oposição no Estado.