O prefeito eleito de Orós (CE), Simão Pedro (PSD), anunciou que renunciará ao cargo após sua posse. Em seu lugar, assumirá sua mãe, Tereza Cristina (PSB), que já foi prefeita do município no passado. A decisão, tomada por Simão, de 43 anos, foi antecipada devido a novas circunstâncias políticas.
Tereza Cristina, de 73 anos, também tem uma longa trajetória política e foi prefeita de Orós entre 1993 e 1996, enquanto seu filho comandou a cidade por dois mandatos, de 2013 a 2020.
A renúncia de Simão Pedro estava prevista para ocorrer em 2026, mas foi antecipada em função de sua eleição para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), onde assumirá uma vaga como deputado estadual. Com a mudança, Tereza Cristina reassumirá a Prefeitura de Orós e dará continuidade à gestão familiar.
Simão Pedro explicou que o plano original era cumprir seu mandato como prefeito de Orós até 2026 e, nesse período, se preparar para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A ideia era deixar a gestão municipal para sua mãe, Tereza Cristina, caso fosse eleito deputado estadual.
"Nossa chapa foi planejada para o futuro", afirmou Simão. "Mas a situação em Fortaleza nos abriu a possibilidade de antecipar o mandato", completou.
Quando questionado sobre a escolha de Tereza para assumir a Prefeitura em vez de um aliado sem laços familiares, Simão justificou a decisão dizendo que tanto ele quanto sua mãe têm contribuições significativas para o município. Segundo ele, essa parceria fortalece a continuidade da gestão em Orós.
Fonte: CNN