Política

Alepi aprova Lei para incentivar doações de órgãos para transplantes

O deputado Dr. Vinícius (PT), relator do projeto na Comissão de Saúde, ressaltou a relevância dessa iniciativa

Da redação

Quinta - 28/03/2024 às 11:51



Foto: Reprodução Redes Sociais Dr. Vinícius
Dr. Vinícius

Teresina (PI) - O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou nessa quarta-feira (27), dois projetos de lei apresentados pelo deputado Rubens Vieira (PT), que visam instituir políticas voltadas para áreas específicas da saúde. O primeiro deles, o Projeto de Lei 8/24, trata da criação da Política Estadual de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos. Esta proposta, após passar pela análise da Comissão de Saúde e pelo plenário, segue agora para sanção governamental.

O deputado Dr. Vinícius (PT), relator do projeto na Comissão de Saúde, ressaltou a relevância dessa iniciativa, destacando que o êxito da política proposta depende de uma reestruturação dos processos de trabalho nos órgãos responsáveis pelo atendimento às vítimas fatais de traumas, como o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O outro projeto

Além disso, o Plenário também aprovou o Projeto de Lei 07/24, também de autoria do deputado Rubens Vieira, que trata da criação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Este projeto tem como objetivo definir estratégias a serem adotadas pelas esferas estadual e municipal de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o desenvolvimento da atenção integral à saúde dos trabalhadores.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: