Política

Piauiense que deu caneta a Lula chorou com homenagem do presidente

Lula assinou o termo de posse com caneta que ganhou de militante do PT há 33 anos

Da Redação

Segunda - 02/01/2023 às 08:33



Foto: Montagem/Piauí Hoje Piauiense Fernando Menezes foi quem deu caneta para Lula
Piauiense Fernando Menezes foi quem deu caneta para Lula

O Piauí foi o grande homenageado durante a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesse domingo (1º). Ele assinou o termo de posse com uma caneta que ganhou de um piauiense em 1889 quando fazia comício no Piauí. A caneta ficou guardada por mais de 30 anos.

"Um cidadão me deu essa caneta e disse que era para assinar a posse com ela se eu ganhasse a eleição de 1989. Não ganhei em 1989, 1994 e 1998. Ganhei em 2002 e, quando cheguei aqui, tinha esquecido minha caneta. Assinei com a caneta do senador Ramez Tebet. Em 2006, assinei com a caneta do Senado. Agora, encontrei a caneta. Essa caneta é uma homenagem ao povo do estado do Piauí", disse Lula.

Segundo o Uol, quem deu a caneta de presente para Lula foi um morador de Altos, a 31 km de Teresina, identificado como Fernando Menezes, de 68 anos. Ele é militante do PT e contou à imprensa que estava acompanhando a posse de Lula em casa quando ouviu a história e ficou surpreso.

"Quase caí da cadeira. É a história mais bonita da minha vida", disse. "Chorei de emoção", relatou Fernando ao Uol.

O piauiense disse que deu a caneta quando Lula fazia campanha em Teresina. Fernando relatou ainda que foi Lula quem assinou sua ficha de filiação do PT em agosto de 1985.

Durante a posse de Lula, o Piauí foi um dos assuntos mais comentados no Twitter e ficou em primeiro lugar no trending topics do Brasil.  O Piauí foi o estado em que o presidente venceu Jair Bolsonaro (PL) com a maior percentual de votos.

Ao relembrar a história vivida no Piauí, Lula se dirigiu ao senador Wellington Dias (PT), ex-governador do estado e futuro ministro do Desenvolvimento Social. 

  “Essa caneta aqui, Wellington, é uma homenagem ao povo do Piauí", concluiu Lula.

Veja o momento da assinatura:


Conheça os brasileiros e as brasileiras que entregaram a faixa para Lula

Lula dá posse a ministros e assina primeiras medidas de governo

Lula recebe a faixa presidencial das mãos do povo brasileiro

Lula toma posse como presidente do Brasil e assume terceiro mandato

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: