Após ser empossado no Congresso Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desfilou em carro aberto, subiu a rampa do Palácio do Planalto e recebeu a faixa presidencial das mãos do povo brasileiro na tarde deste domingo, 1º de janeiro de 2023.
Lula subiu a rampa ao lado de representantes do povo como o cacique Raoni, uma das lideranças indígenas mais respeitadas do mundo; o menino negro Francisco Carlos do Nascimento e Silva, de 10 anos, morador de Itaquera, em São Paulo (SP); Aline Sousa, catadora de materiais recicláveis; Wesley Rocha, metalúrgico; Murilo Jesus, professor; Jucimara Santos, cozinheira; Ivan Baron, jovem LGBT que tem paralisia cerebral; e Flávio Pereira, artesão.
A faixa deveria ser repassada a lula por seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), que acabou fugindo para o Estados Unidos ainda ontem (31).
Logo em seguida, o presidente fez um discurso direcionado ao povo, onde ele afirmou que "a alegria toma posse do Brasil, de braços dados com a esperança", e se emocionou ao falar da volta da fome no Brasil e sobre seu compromisso em reduzir as desigualdades sociais.
Posteriormente, Lula cumprimentou autoridades estrangeiras.
Notícias relacionadas:
Lula toma posse como presidente do Brasil e assume terceiro mandato
Multidão toma as ruas de Brasília para celebrar a volta de Lula