Política

Lula toma posse como presidente do Brasil e assume terceiro mandato

No Congresso, Lula defendeu a democracia em seu discurso

Da Redação

Domingo - 01/01/2023 às 15:47



Foto: Print do vídeo Lula toma posse pela terceira vez como presidente do Brasil
Lula toma posse pela terceira vez como presidente do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice Geraldo Alckmin, assinaram o termo de posse que oficializou a ocupação dos cargos em cerimônia iniciada por volta das 15h deste domingo (1º), no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Em seu primeiro discurso como presidente, Lula se comprometeu em combater a miséria da população e defendeu a democracia.

"Se estamos aqui é graças à consciência política da sociedade brasileira e à frente democrática que formamos. Foi a democracia a grande vitoriosa, superando a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu, as mais violentas ameaças à liberdade do voto", disse Lula.

Lula durante cerimônia de posse no Congresso Nacional.Créditos: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

 Lula ainda falou sobre a história da caneta que ele utilizou para assinar o termo de posse. O presidente contou que foi presenteado por um apoiador do Piauí ainda em sua primeira campanha eleitoral. O piauiense disse para Lula que a caneta seria para ele assinar o termo de posse caso vencesse as eleições de 1989. Lula venceu em 2002 e 2006 e nunca havia usado a caneta, pois sempre esquecia. Finalmente ele conseguiu utilizar 33 anos depois. 

Após encerramento da cerimônia de posse no Congresso, o presidente Lula se dirige ao Palácio do Planalto, onde irá discursar à população.  

Multidão toma as ruas de Brasília para celebrar a volta de Lula

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: