
O presidente Lula (PT) deve decidir ainda nesta semana os nomes dos dois novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que irão ocupar as vagas abertas com as aposentadorias das ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães. O piauiense Carlos Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), é favorito na vaga da magistratura, segundo conversas nos bastidores em Brasília.
Ainda no ano passado, foram formadas duas listas tríplices para as vagas. Para a lista do magistrado foram escolhidos o desembargador Carlos Brandão e a desembargadora Daniele Maranhão, ambos do TRF-1, além da desembargadora Marisa Ferreira do Santos, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).
Já para a outra lista foi formada com membros do Ministério Público (MP). Compõem a lista do MP: Maria Marluce Caldas Bezerra, do Ministério Público de Alagoas (MPAL); Sammy Barbosa Lopes, do Ministério Público do Acre (MPAC); e Carlos Frederico Santos, do Ministério Público Federal (MPF). Maria Caldas Bezerra e Sammy Lopes tiveram a mesma votação no primeiro escrutínio, mas, em razão da idade, a representante do MPAL ficou em primeiro lugar na lista.