Política

Parlamentares comemoram decisão do STF e torcem para que Lula seja solto

Parlamentares da bancada piauiense como o deputado estadual Franzé Silva, o suplente de deputado Cícero Magalhães e o deputado federal Assis Carvalho comentaram a decisão

Valciãn Calixto

Sexta - 08/11/2019 às 10:43



Foto: Montagem PiauíHoje.com Bancada Piauiense
Bancada Piauiense

Na noite da última quinta-feira (07), o Supremo Tribunal Federal voltou atrás na decisão de 2016, quando considerou realizar prisões de casos onde o acusado tenha sido condenado em segunda instância. A partir da decisão de ontem, os condenados em segunda instância poderão recorrer da decisão em liberdade até que o inquérito transite em julgado.

Pondo fim à polêmica, a votação do STF abre precedentes para que quase cinco mil presos no Brasil sejam livres, incluindo o ex-presidente Lula, o Dj Rennan da Penha, vencedor do Prêmio Multishow com o hit 'Hoje Eu Vou Parar Na Gaiola' e Rafael Braga.

No Piauí, parlamentares comemoram a decisão. A reportagem do Piauihoje.com, conversou com o deputado petista Franzé Silva, que trouxe seu entendimento sobre o caso.

"O STF manteve a execução do que está estabelecido no nosso texto constitucional. Acredito que os membros da Lava Jato buscarão criar dificuldades no pedido de soltura do Presidente Lula. Acontecendo a obstrução no pedido da soltura, forçará uma ampla mobilização não só do PT mas, de todos os que defendem o respeito a democracia e a constituição", comentou Franzé.

Para o suplente de deputado estadual Cícero Magalhães, "o STF já devia ter feito isso a tempos pois o LULA é um preso político", disse ao comentar que o ex-presidente já deveria estar em liberdade.

O Governador do Piauí, Wellington Dias, divulgou nota avaliando a votação do Supremo.

"Apesar de ter sido o óbvio, ou seja, o STF mostrou que o artigo quinto da Constituição Federal está totalmente em vigor, é importante destacar tudo que o Brasil viveu nos últimos períodos. A decisão afirma a presunção da inocência em que ninguém poderá ser preso, exceto quando a ação transitar em julgado. Isso vale não apenas para Luis Inácio Lula da Silva, mas para qualquer homem e qualquer cidadão brasileiro. Sabemos que por trás de tudo isso que a gente vivenciou tinham mecanismos para tirar a liberdade e a própria candidatura do presidente Lula. Espero que não se crie nenhuma forma de burlar a Constituição e a própria decisão do Supremo. Como todos os brasileiros, eu espero o Lula Livre.
Wellington Dias


Governador do Piauí"

O senador Marcelo Castro (MDB), participou da inauguração da reforma do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), em Teresina, na manhã desta sexta-feira (08), ao lado do governador Wellington Dias, onde também avaliou o caso. 

"Nesse caso eu entendo que não tem o que interpretar, a constituição é mais do que clara quando diz que ninguém será considerado culpado sem sentença condenatória transitada em julgado", considerou.

O secretário estadual de Cultura, deputado Fábio Novo, postou em seu perfil no Facebook, uma foto com o ex-presidente.

Já o deputado federal e presidente do PT no Piauí, Assis Carvalho, pede a anulação do processo que condenou o ex-presidente Lula.

"Há um ano e sete meses o Brasil e o mundo acompanha a prisão política do presidente Lula. Hoje por seis votos a cinco do STF, a presunção da inocência foi estabelecido, é um bom começo, mas não é o suficiente. Queremos que esse processo que foi fraudado para tirar Lula da disputa eleitoral seja anulado, mas enquanto não se anula queremos Lula nas ruas", disse.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: