Política

EVENTOS DO G20

Países do G20 fecharão acordo da aliança global contra a fome e a pobreza, confirma Wellington Dias

Segundo o ministro, o financiamento será discutido posteriormente em reunião com os ministros da Fazenda de cada país

Da Redação

Sexta - 24/05/2024 às 15:08



Foto: Régis Falcão O ministro Wellington Dias e o governador Rafael Fonteles durante coletiva de imprensa
O ministro Wellington Dias e o governador Rafael Fonteles durante coletiva de imprensa

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias e o governador Rafael Fonteles (PT) anunciaram, nesta sexta-feira (24), que os países do G20 irão fechar o acordo da aliança global contra a fome a pobreza. Eles também ligaram para o presidente Lula para anunciar a boa notícia. “A força-tarefa, que reuniu mais de 50 delegações em Teresina, conseguiu alcançar a convergência total nos termos de referência no quadro de governação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza", anunciou o ministro.

Em coletiva de imprensa que marcou o encerramento dos trabalhos da 3ª Reunião da Força-Tarefa do G20, realizada em Teresina nesta semana, o ministro afirmou que o texto fundacional da aliança está completamente revisado e trabalhado, e que os termos da aliança foram aprovados por unanimidade.

"Também conseguimos a convergência total em um modelo de aliança global para as declarações de compromissos. São dois importantes documentos que fazem parte de todo esse esforço.” Segundo o ministro, o documento sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza já está completamente revisado e trabalhado, "resultando em um texto final quase pronto, mantido apenas a possibilidade de alguma verificação nos próximos dias. "A plataforma eletrônica da cesta de políticas, já online e operacional, foi apresentada e discutida e amplamente acolhida pelo G20 aqui em Teresina, no Piauí."

Wellington Dias acrescentou que as sugestões de instrumentos políticos e programas já estão sendo feitas pelos membros da força-tarefa que assim desejarem. "Quero dizer aqui, da minha alegria, com o compromisso e o envolvimento de cada país e de cada organização internacional, parte dessa força-tarefa voltada para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, ressaltando que foi fundamental a participação de cada delegação, cada um, para conseguirmos finalizar aqui em Teresina, nestes últimos três dias, praticamente todos os textos e documentos que serão trabalhados na reunião ministerial.

Novas etapas

Quanto à reunião ministerial, que ocorrerá em julho, no Rio de Janeiro, tudo o que foi finalizado em Teresina, sobretudo os documentos produzidos na capital piauiense, serão novamente objeto de discussão de mais uma reunião preparatória do G20, desta vez somente com a presença de ministros de estado dos países que compõem o bloco. "Ficou para uma próxima etapa apenas os quatro parágrafos sobre o pilar financeiro, na declaração da Aliança Global, que serão formulados com base também nas contribuições recebidas aqui em Teresina", acrescentou Wellington Dias.

O ministro explicou que os parágrafos relacionados ao "pilar financeiro" terão que passar pelo crivo do ministro da Economia, Fernando Haddad, e pelos dirigentes dos países do G20. "Já era previsto assim pela outra trilha que aqui na presidência do G20 no Brasil, o ministro Fernando Haddad é quem coordena as áreas de economia, fazenda." Acrescentou Wellington Dias: "é possível que no caso de alguns países, como foi dito, passe também pelo crivo do próprio chefe de Estado".

O ministro, durante seu pronunciamento, acrescentou que não deverá dificuldades de aprovação dos termos sobre o pilar financeiro, em relação ao documento final formulado pela Força Tarefa, em Teresina. "Quero avisar que não se identificaram problemas intratáveis na parte financeira. Esses quatro parágrafos ficaram para uma nova revisão apenas por questão de procedimento, por parte de cada país, que não estavam com seus ministros da Fazenda presentes e portanto precisam fazer esta consulta."

Elogios à organização do Piauí

Finalmente, o ministro do MDS ressaltou o excelente ambiente de negociações alcançado pelas delegações durante a reunião da Força Tarefa, na capital piauiense. "Ressalto que o clima durante todos esses dias foi altamente construtivo, com muito apoio e respeito à presidência brasileira e muitos elogios à organização do evento", finalizou Wellington Dias, demonstrando satisfação quanto ao ambiente de harmonia, alegria, acolhimento e satisfação quanto à qualidade do trabalho de organização do evento.

Matéria ampliada às 16h30

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

G20 Programação Eventos
<