Política

Com apoios, Rafael tem 55,6% e Sílvio 34,28% dos votos, diz nova pesquisa do Amostragem

A pesquisa foi encomendada e divulgada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação; o Amostragem é um instituto de muita credibilidade

Da Redação com informações do MN

Quinta - 01/09/2022 às 01:13



Foto: Montagem Rafael Fonteles X Silvio Mendes
Rafael Fonteles X Silvio Mendes

O grupo Meio Norte de Comunicação divulgou no início da madrugada desta quinta-feira (01.09) uma nova pesquisa de intenção de votos para o governo do estado realizada pelo Instituto Amostragem.

Os números revelam que, com apoio de Lula e Wellington Dias, o candidato do PT ao governo do estado, Rafael Fonteles, lidera a disputa com 55,6% das intenções de voto contra 34,28% de Silvio Mendes, do União Brasil, apoiado pelo ministro da Casa Civil de Bolsonaro, Ciro Nogueira.

De acordo com os dados do Amostragem, Rafael lidera pesquisa de intenção de voto estimulada do Instituto Amostragem com os apoios do candidato a presidente Lula e do candidato a senador Wellington Dias, somando 55,6% nos válidos, ou seja, quando se exclui brancos/nulos e os indecisos.

Na pesquisa, Sílvio Mendes (União Brasil) aparece em segundo ao receber o apoio do ministro Ciro Nogueira ficando com 34,28%. O candidato Coronel Diego (PL) com apoio do presidente Jair Bolsonaro, candidato a reeleição, tem 4,36%. Gessy Lima (PSC) com apoio do Pastor Everaldo soma 2,18%.

Já o candidato Gustavo Henrique (Patriota) com apoio de Fred Costa tem 0,91%. O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) com apoio de Zé Maria soma 0,85%. Madalena Nunes (PSOL) com apoio de Juliano Medeiros aparece com 0,67%.

A polêmica Lourdes Melo (PCO), com o apoio de Rui Costa Pimenta tem 0,61%. Já Ravenna Castro (PMN) com apoio de Carlos Massarolo soma 0,55%.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos na divulgação do resultado oficial das eleições.

Silvio Mendes faz declaração racista a jornalista negra durante entrevista na TV

Quaest: Lula mantém 12 pontos sobre Bolsonaro e lidera com 49,4% dos votos válidos

Assembleia Legislativa aprova empréstimo de R$ 259 milhões para o Governo do Piauí

Cenários

De acordo com matéria do Meio Norte, assinada pelo jornalista Francy Teixeira, o instituto pesquisou vários cenários que envolvem a disputa. No cenário com os brancos, ao se considerar os brancos/nulos e os indecisos, Rafael Fonteles (PT) com os apoios do candidato a presidente Lula e do candidato a senador Wellington Dias, soma 45,9% das intenções de voto.

Segundo os dados, Sílvio Mendes (União Brasil) aparece em segundo ao receber o apoio do ministro Ciro Nogueira ficando com 28,3%. O candidato Coronel Diego (PL) com apoio do presidente Jair Bolsonaro, candidato a reeleição, tem 3,6%. Gessy Lima (PSC) com apoio do Pastor Everaldo soma 1,8%.

O texto do jornalista afirma que o candidato Gustavo Henrique (Patriota) com apoio de Fred Costa tem 0,75%; que o candidato Geraldo Carvalho (PSTU) com apoio de Zé Maria soma 0,7%. Madalena Nunes (PSOL) com apoio de Juliano Medeiros aparece com 0,55%.

Lourdes Melo (PCO), com o apoio de Rui Costa Pimenta tem 0,5%. Já Ravenna Castro (PMN) com apoio de Carlos Massarolo soma 0,45%.

Aqueles que apontaram que pretendem votar branco/nulo somam 0,95%; os que sinalizaram nenhum/ninguém chegam a 7,8%. Por fim, os eleitores que não sabem ou não opinaram são 8,7%.

Sem apoios, Sílvio e Rafael tem empate técnicoSegundo escreve Francy, a pesquisa de intenção de voto estimulada para governador do Piauí realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) revela empate técnico entre os pré-candidatos Sílvio Mendes (União Brasil) e Rafael Fonteles (PT). Sílvio tem 46,72% dos votos válidos e Rafael Fonteles soma 42,37%.

"Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando a margem de erro, Sílvio varia de 44,53% a 48,91% dos votos válidos e Rafael oscila de 40,18% a 44,56%", dia o texto.

O jornalista explica que os votos válidos desconsideram brancos, nulos, ninguém e indecisos, assim como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o resultado das eleições no País. A eleição é decidida no primeiro turno quando um dos candidatos recebe mais da metade dos votos válidos. Ou seja, 50% mais um.

"Coronel Diego Melo (PL) é o terceiro colocado com 2,99% dos votos válidos. Gessy Fonseca (PSC) aparece com 2,34% dos votos válidos. Gustavo Henrique soma 1,62%; Geraldo Carvalho chega a 1,43%; Madalena Nunes fica com 1,23%; Lourdes Melo tem 0,78% e Ravenna Castro com 0,52%.

Estimulada considerando os brancos, nulos e indecisosSem levar em conta apenas os votos válidos, Sílvio Mendes aparece com 35,95%, oscilando de 33,76% a 38,14% na margem de erro; e Rafael Fonteles soma 32,6%, oscilando de 30,41% a 34,79% na margem de erro. Em terceiro lugar aparece o candidato Coronel Diego Melo (PL) com 2,3%; seguido por Gessy Lima (PSC) com 1,8%.

O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) soma 1,1%; Madalena Nunes (PSOL) tem 0,95%; Lourdes Melo (PCO) registra 0,6% e Ravenna Castro (PMN) soma 0,4%. Os eleitores que responderam nenhum dos pré-candidatos a governador somam 10,25%. Os indecisos são 11,45%; brancos e nulos representam 1,35%.

67,85% votariam em candidato indicado por Lula

O levantamento ainda mensura o potencial de transferência de voto dos candidatos à Presidência para os pleiteantes ao Governo do Estado na próxima eleição.

Em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT ao pleito, 67,85% apontaram que votariam em um candidato ao Governo indicado por Lula, enquanto 25,7% não votariam, 3,25% não souberam ou não opinaram e 3,2% sinalizaram que são indiferentes ao indicativo de apoio.

Na pesquisa, 71,9% apontam que não votariam em um candidato indicado pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 22,3% apontaram que votariam, enquanto 2,75% não souberam ou não opinaram; e 3,05% responderam que são indiferentes.

Maioria não conhece o candidato apoiado por LulaO Instituto Amostragem ainda mensurou qual o grau de conhecimento do nome do candidato apoiado pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Piauí.

Neste questionamento, 54,95% dos entrevistados apontaram que não conhecem o nome do candidato que tem o apoio do petista na disputa para o Governo do Piauí, enquanto 45,05% apontaram que 'sim', conhecem o nome do candidato apoiado por Lula na corrida majoritária no Estado.

Firmeza na intenção de voto em Rafael é a maior

Dos entrevistados que apontaram a intenção de votar no candidato Rafael Fonteles (PT) 76,84% apontaram que não muda, já está decidido; 21,63% indicaram que ainda podem mudar; enquanto 1,53% não sabe ou não opina.

Em relação ao candidato Sílvio Mendes (União Brasil), entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto no ex-prefeito de Teresina, 71,63% indicaram que não muda, já está decidido; 26,98% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto; e 1,39% não sabe ou não opina.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Coronel Diego Melo (PL), 65,22% indicaram que não muda, já está decidido; 34,78% apontaram que ainda poderá mudar.

No grupo de entrevistados que apontaram a intenção de voto na candidata Gessy Lima (PSC), 47,22% indicaram que não muda, já está decidido; 52,78% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Geraldo Carvalho (PSTU), 40,91% indicaram que não muda, já está decidido; 59,09% apontaram que ainda poderá mudar.

Entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto na candidata Madalena Nunes (PSOL), 31,58% sinalizaram que não muda, já está decidido; já 63,16% indicaram que ainda pode mudar; e 5,26% não sabe ou não opina.

No grupo de entrevistados que apontaram a intenção de voto no candidato Gustavo Henrique (Patriota), 68% indicaram que não muda, já está decidido; 28% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto; e 4% não sabe ou não opina.

Em relação à candidata Ravenna Castro (PMN), entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto na advogada, 25% indicaram que não muda, já está decidido; 75% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar na candidata Lourdes Melo (PCO), 75% indicaram que não muda, já está decidido; 25% apontaram que ainda poderá mudar.

FICHA TÉCNICA - A Pesquisa Amostragem foi realizada no período de 26 a 30 de agosto de 2022 com 2.000 entrevistas em 90 municípios do Piauí. A margem de erro é de 2,19%. O registro para o cargo de governador está sob o Nº PI-07499/2022", finaliza o jornalista.

Fonte: Meio Norte

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: