
O governador Rafael Fonteles sancionou uma lei, de autoria do deputado Oliveira Neto (PT), que institui uma campanha de conscientização sobre a manobra de Heimlich no estado do Piauí.
A técnica de compressão abdominal é utilizada para desobstruir rapidamente as vias respiratórias em casos de engasgo. O texto foi sancionado nessa terça-feira (23) e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
A campanha Abraço pela Vida deverá ser instituída em bares, restaurantes, lanchonetes, praças de alimentação de shopping Center e similares, e deve promover o devido treinamento para os estabelecimentos, usando profissionais cedidos pelo SAMU (Serviço Móvel de Urgência) e ou Corpo de Bombeiros, que poderão ser médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e bombeiros.
O treinamento poderá ser ministrado de acordo com o disposto no manual de primeiros socorros da Anvisa em parceria com a Secretaria de Saúde e protocolo padrão do Corpo de Bombeiros.
O texto também diz que todos os estabelecimentos descritos acima deverão contar com, pelo menos, um colaborador, por turno de trabalho, devidamente capacitado para executar a manobra de Heimlich, e os obriga a manter afixados, em local visível, cartazes que ilustrem a execução da manobra.