
O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Francisco Limma (PT), destacou nesta segunda-feira (1º) a importância da Coopileite (Cooperativa dos Produtores de Leite do Estado do Piauí), lançada no último sábado (30) em Piracuruca, no Norte do estado. A iniciativa tem como objetivo ampliar a produção e a distribuição do alimento no estado.
Segundo o parlamentar, a cooperativa será fundamental para fortalecer o Programa de Aquisição de Leite (PAA Leite), que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade. Atualmente, uma média de sete mil pessoas são atendidas pelo programa no Piauí, com a distribuição feita por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
“Essa cooperativa vai ajudar a viabilizar a aquisição do leite. O leite é adquirido de agricultores familiares, beneficiado pelos laticínios e depois chega a cerca de mais de 50 municípios do estado, que recebem o leite através dos CRAS e entregam para famílias carentes, mas sobretudo que tem idosos, que têm crianças desnutridas, que têm gestantes”, detalhou Francisco Limma.
O deputado também ressaltou a diferença entre o consumo e a produção local. O Piauí consome aproximadamente dois milhões de litros de leite por dia, mas produz apenas entre 150 e 200 mil litros. "Com a cooperativa, vai reforçar essa produção".
Para apoiar o crescimento do setor, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome vai investir R$ 2,5 milhões, recurso que será destinado à Universidade Federal do Piauí (UFPI) para a assistência técnica para mais de 100 pequenos e médios produtores. A própria participação do estado no PAA Leite foi viabilizada pelo Ministério em 2023, com atuação do ministro Wellington Dias.
Fonte: Alepi