O Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM) divulgou nota de repúdio às declarações feitas pelo pré-candidato a prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), durante encontro com líderes evangélicos nessa terça-feira (9). Na ocasião, Silvio Mendes assinou uma carta com 11 compromissos, dentre eles o de ser contra o aborto e contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
"O MNLM vem a público manifestar veementemente seu repúdio à atitude discriminatória, intolerante e homofobia expressa pelo pré-candidato Silvio Mendes. O fato aconteceu em virtude de um documento assinado pelo pré candidato desqualificando a comunidade LGBTQIA+, dentre outras declarações preconceituosas. É com profunda indignação que tomamos conhecimento das declarações preconceituosas, que atentam contra os princípios fundamentais de respeito, igualdade e inclusão, pilares de uma sociedade democrática. O preconceito e a discriminação, sob quaisquer formas, são inaceitáveis", diz a nota.
O encontro de Silvio Mendes com a Frente Evangélica por Teresina aconteceu no prédio da Convenção Estadual da Assembleia de Deus do Piauí (CEADEP), no bairro Parque São João.
Entre os compromissos firmados na reunião estão: ser contra o aborto e a liberação das drogas, ser a favor do Estado de Israel e do casamento entre homem e mulher descrito na Bíblia. Além disso, o pré-candidato também deve adotar uma postura contra "ideologia de gênero" nas escolas.
Silvio Mendes disse estar honrado com o apoio do grupo evangélico e que concorda "da primeira à última palavra" da carta de compromissos.
A Frente Evangélica por Teresina é formada por representantes das Igrejas Evangélicas de Teresina e é presidida pelo Pastor Besaleel Assunção, presidente da CEADEP. Silvio Mendes estava acompanhado de Joel Rodrigues, presidente do Progressistas no Piauí.
Outro lado
Procurada, a assessoria do pré-candidato a prefeito Silvio Mendes disse que em nenhum momento o ex-prefeito de Teresina afirmou que será contra os grupos LGBTQIA+ e que ele apenas concordou com os princípios apresentados pela Frente Evangélica por Teresina.
Confira a nota de repúdio:
NOTA DE REPÚDIO CONTRA A DISCRIMINAÇÃO E INTOLERÂNCIA CONTRA O PRÉ.docx