
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), abriu a programação do G20 Social que acontece em Teresina. Por volta das 9h20 desta segunda-feira (20), o ministro deu inicio a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que aborda as propostas que serão levadas ao G-20, o grupo das 20 maiores economias do mundo.
Wellington Dias quebrou o protocolo ao agradecer todos os envolvidos no evento e os piauienses antes de iniciar o seu discurso. Ele lembrou que o Piauí atingiu seu maior salto em 20 anos, desde o início do século.
"Saímos do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado muito baixo, 04, para 07. Acima de 07, considerado muito alto. Em 20 anos subimos para um patamar que vários países levaram dois séculos para alcançar", destacou o ministro.
Em seguida, Wellington Dias continuou relembrando as conquistas e grandes transformações do Piauí. Ele também destacou que hoje o Piauí está recebendo 50 delegações de todo o mundo para falar sobre exemplos e resultados obtidos no Piauí, no Nordeste, no Brasil e no mundo.
O encontro acontece hoje (20) e vai abordar propostas de combate à fome e a pobreza que devem ser levadas aos líderes dos países do G20. A secretária Extraordinária de Combate à Fome e à Pobreza do MDS, Valéria Burity, além de outras autoridades.
Ainda hoje, o pesquisador Antônio Claret vai apresentar uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no seminário "Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza".
Wellington Dias ainda deve participar, ao lado do governador do estado, Rafael Fonteles, da reunião ampliada à sociedade civil “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”.
A programação do G20 Social antecede a 3ª reunião da Força-tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20, que ocorre na mesma cidade entre 22 e 24 de maio.
Notícia relacionada:
Eventos do G20 em Teresina iniciam hoje (20) debates sobre o combate da fome