
O Vaticano anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será recebido pelo Papa Leão XIV nesta segunda-feira (13), em audiência oficial. Esse será o primeiro encontro entre o mandatário e o pontífice.
A visita faz parte da breve agenda de Lula em Roma, onde o chefe de Estado brasileiro participará da Semana Mundial da Alimentação da FAO e de encontros voltados à consolidação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza – iniciativa lançada pelo Brasil durante sua presidência do G20 em 2024.
De acordo com a Santa Sé, a audiência com o Papa ocorrerá no Vaticano e terá como eixo central o compromisso compartilhado entre o Brasil e a Igreja Católica no enfrentamento da fome e da pobreza.
Encontro em Roma reforça liderança global do Brasil
A programação do presidente em Roma inclui também a cerimônia de inauguração da sede do secretariado da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A plataforma, criada por Lula com apoio de diversos países e organismos internacionais, tem como objetivo coordenar ações e programas sociais que possam ser adaptados e aplicados em diferentes contextos nacionais.
Em publicação nas redes sociais pouco antes de embarcar para Roma neste domingo, Lula destacou a importância da agenda e do diálogo com instituições internacionais voltadas à erradicação da fome.
“Seguimos agora para Roma, na Itália. Vou participar do Fórum Mundial da Alimentação, principal evento anual da FAO, e da Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, escreveu o presidente.
Fonte: Revista Fórum