Mundo

PESAR

Lula envia condolências pelas mortes do presidente e do chanceler do Irã

O presidente iraniano e o ministro das Relações Exteriores morreram em acidente de helicóptero

Da Redação

Segunda - 20/05/2024 às 09:42



Foto: g1 Acidente com helicóptero mata presidente do irã, Ebrahim Raisi e outros 8 pessoas
Acidente com helicóptero mata presidente do irã, Ebrahim Raisi e outros 8 pessoas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou seu pesar pelas mortes do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do chanceler Hossein Amir Abdollahian nesta segunda-feira (20). Eles foram vítimas de um acidente de helicóptero no domingo (19).

Em uma postagem em uma rede social, Lula confirmou as mortes e expressou suas condolências às famílias das vítimas, ao governo e ao povo iraniano. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil também expressou sua profunda consternação com a notícia.

O governo brasileiro ofereceu seus mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas perdas irreparáveis aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, bem como ao governo e ao povo iranianos.

Ebrahim Raisi, de 63 anos, e o chanceler morreram após a queda do helicóptero em uma região montanhosa do Irã sob condições climáticas adversas. Raisi, que foi eleito em 2021 e teria mandato até 2025, era a segunda figura mais importante do Irã, atrás apenas do líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamanei, de quem Raisi era protegido e possível sucessor.

Raisi e outras autoridades iranianas estavam retornando do Azerbaijão quando o helicóptero caiu. De acordo com o blog de Sandra Cohen, a morte de Raisi pode desencadear uma intensa disputa pela presidência.

Veja nota do Palácio do Itamaraty na íntegra :

"O governo brasileiro recebeu, com profunda consternação, as notícias das mortes do presidente da República Islâmica do Irã, Ebrahim Raisi, do chanceler Hossein Amir Abdollahian e de outras autoridades do país, em decorrência de queda de helicóptero ocorrida ontem, dia 19, no interior do país. Os falecimentos foram confirmados na manhã de hoje em comunicado oficial do Conselho de Ministros do Irã.

O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas."

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: