SUBSTITUIÇÃO
Teresinha Ferreira
25 de junho de 2026 às 12:30 ▪ Atualizado há 1 hora
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (25) a nomeação da senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado Federal. A parlamentar substituirá o senador Jaques Wagner (PT-BA), que deixou a função após ser alvo de investigação da Polícia Federal (PF).
Em publicação nas redes sociais, Lula destacou que Teresa Leitão terá a missão de coordenar a articulação política do governo na Casa e conduzir debates sobre projetos considerados prioritários para a gestão federal.
Entre as pautas citadas pelo presidente estão a proposta que prevê o fim da escala de trabalho 6 por 1 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, ambas em tramitação no Congresso Nacional.
A mudança na liderança ocorre após Jaques Wagner se afastar do cargo nesta quarta-feira (24). Na semana passada, o senador foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga supostas irregularidades envolvendo o Banco Master.
Segundo as investigações, Wagner teria recebido vantagens indevidas do banqueiro Augusto Ferreira Lima, ex-sócio da instituição financeira. O parlamentar, no entanto, negou qualquer irregularidade e afirmou estar “absolutamente tranquilo” em relação às apurações conduzidas pelas autoridades.
A indicação de Teresa Leitão reforça a estratégia do Palácio do Planalto de manter a articulação política no Senado em um momento considerado decisivo para a tramitação de projetos de interesse do governo federal.
Fonte: Agência Brasil
CENÁRIO POLÍTICO
RENUNCIA
NÃO GOSTA DO ENTEADO
CASO MASTER
PROJETO POLÊMICO