
O presidente da Câmara dos Deputados Casa, deputado Arthur Lira (PL), propôs que o governo federal reserve 25% dos valores programados do orçamento para emendas parlamentares de deputados. Esse percentual totalizaria mais R$ 5 bilhões para serem administrados por políticos, em ano eleitoral, além do valor já estabelecido por lei.
A proposta foi feita em seu discurso de abertura do ano legislativo, na última segunda-feira, quando cobrou que o governo federal cumpra acordos firmados com os deputados federais como contrapartida à aprovação de pautas consideradas prioritárias.
Segundo analistas políticos, o que o deputado Arthur Lira sugere é algo inédito no mundo. Ele quer para os parlamentares quase 25% do que sobra de recursos para custeio e investimentos. Em Portugal, é 0,5%. Na França, 0,1%. Na Coreia do Sul, 0,3%.
Depois do dircurso em tom de ameaça, as redes sociais reagiram mal, criticando o parlamentar e expondo alguns fatos da vida de Lira, que está em seu último ano como presidente da Câmara.
Fonte: Mídia Ninja