Política

Lideranças dos Povos de Terreiros do Piauí se filiam ao PT em Teresina

Filiação em massa ocorreu neste sábado (21), Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Da redação

Domingo - 22/01/2023 às 08:01



Foto: Divulgação Evento de filiação
Evento de filiação

Nesta tarde de sábado (21), o Partido dos Trabalhadores (PT) recebeu filiação em massa das Comunidades Tradicionais do Piauí, em especial dos Povos de Terreiro do Estado. Foram cerca de 150 novos filiados. A solenidade ocorreu na sede da agremiação, localizada na Rua Dr. Área Leão, Centro de Teresina.

A data escolhida para o ato é simbólica, no dia 21 de janeiro também é celebrado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. "Nós, povos de terreiro, estamos aqui no Partido dos Trabalhadores para filiação em massa do nosso povo e também para a criação do setorial dos Povos Tradicionais e Comunidades de Matriz Africana. Estaremos mais perto da criação, fortalecimento e discussão de política públicas voltadas ao nosso povo. Como somos seres políticos, não tem como estarmos dentro do terreiro e não falar sobre política. Pelo fim da intolerância religiosa", comentou mãe Joelma de Xangô, sacerdotisa da Casa de Umbanda São Jerônimo - Quilombo do Pai Zé Pretinho.

Semar define metas para projetos de sustentabilidade ambiental com a Seplan

Lula exonera comandante do Exército, Júlio César de Arruda

O caixa 2 de Jair Bolsonaro no Planalto


Com a filiação, as fichas serão enviadas ao diretório nacional juntamente com o pedido de criação do setorial destinado às Comunidades Tradicional dentro da agremiação.

"Estamos aqui para celebrar. É um resgate nosso, das comunidades de base e hoje as comunidades de matriz africana que estão se unindo é de suma importância, tanto para o partido como para o movimento social. Para mim que tenho 22 anos de PT ver isso hoje é um privilégio, implantar o movimento de Terreiro no partido", disse Doté Tiago, sacerdote e integrante da executiva municipal do PT de Parnaíba.

"Sintam-se em casa, o PT tem uma tarefa que não é simples de mudar a vida das pessoas pra melhor, especialmente dos desvalidos, sei o que vocês enfrentam no dia a dia. Isso só vai mudar quando assumirmos a política como fundamental para mudar o Estado, finalizou João de Deus, deputado estadual e presidente do PT Piauí, dando boas vindas aos novos e novas filiadas.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: